Como será o futuro do vídeo marketing?

Clapperboard for cinema and filmmaking
Clapperboard for cinema and filmmaking

Afinal, o que é vídeo marketing?

Vídeo marketing é uma estratégia que consiste em fazer marketing por meio de conteúdos audiovisuais. Ou seja, trata-se de usar vídeos, sejam eles online ou veiculados na TV, para divulgar um produto ou uma marca e, assim, atrair, converter e fidelizar clientes.

Mas não pense que o vídeo marketing consiste apenas em tentar vender através de vídeos. Essa estratégia vai muito além disso, e incluiu:

  • publicidade em vídeo para internet, ou vídeo ads;
  • vídeos institucionais para fortalecer a imagem de uma marca ou instituição;
  • vídeos educativos, parte das ações de marketing de conteúdo;
  • vídeos de apresentação e demonstração de um novo produto;
  • cases de sucesso e depoimentos de clientes;
  • conteúdos periódicos em vídeo, como vlogs pessoais;
  • transmissões ao vivo e webinars,
  • entre outros.

Como deu para perceber, o vídeo marketing é uma estratégia bastante versátil e que pode ser realizada em diversos canais e formatos, como veremos ao longo deste artigo.

Entenda o poder dos vídeos

Antes de cair de cabeça no tema e aprender a montar sua estratégia de vídeo marketing, é importante entender como os vídeos se transformaram nos queridinhos da web.

Você já assistiu a algum vídeo hoje? Temos quase certeza de que você respondeu “sim” para essa pergunta. Você e a grande maioria dos usuários de internet.

Segundo a pesquisa The State of Video Marketing 2018as pessoas consomem, em média, uma hora e meia de vídeos online todos os dias. E 15% dos usuários vão além, assistindo a mais de três horas diárias de vídeo.

São mais de 1 bilhão de horas de vídeo assistidas todos os dias no YouTube, segundo maior buscador da internet, perdendo apenas para o Google.

Nas redes sociais, a situação não é diferente. Diariamente, o Facebook contabiliza 100 milhões de horas de vídeo assistidas. No Instagram, os Stories já contam com mais de 500 milhões de espectadores. E até no Twitter os vídeos fazem sucesso, com 82% dos usuários assistindo a vídeos na plataforma.

E o que leva tantas pessoas a gastarem seu tempo assistindo a vídeos?

Além de buscarem entretenimento, os internautas também acessam plataformas de vídeos online para aprenderem coisas novas e se manterem informados.

Os vídeos também são o canal preferido dos internautas para interagirem com suas marcas favoritas. De fato, 79% dos usuários consideram o vídeo como o melhor formato para acompanhar uma marca online, segundo dados do Brightcove.

Com a popularidade lá em cima, era questão de tempo até que os vídeos atraíssem a atenção de marcas e profissionais de marketing. É cada vez maior o número de empresas; sejam elas de grande, médio ou pequeno porte; que usam os vídeos como canal para se relacionarem com o público e divulgarem seus negócios.

1. São fáceis de produzir

Uma das maiores dúvidas que empreendedores e marcas iniciantes têm sobre o vídeo marketing é em relação à dificuldade de começar a aplicar essa estratégia.

Será que, para ter sucesso com essa estratégia, é preciso ter câmeras e microfones de última geração, um estúdio profissional e uma equipe especializada?

Não necessariamente. Ao contrário do que o senso comum diz, hoje em dia já não é mais tão difícil produzir vídeos.

Embora produções mais complexas necessitem de equipamentos e profissionais especializados, conteúdos mais simples — como um vlog, um vídeo de demonstração ou uma live — necessitam, basicamente, de uma câmera e um computador ou smartphone.

O mais importante, como mostraremos ao longo do texto, é produzir um conteúdo útil e alinhado aos interesses do público.

2. Explicam conceitos complexos com facilidade

Quando você quer aprender um conceito mais complexo ou busca um passo a passo para fazer alguma coisa, o que você prefere: um longo texto ou um vídeo explicativo?

Se você respondeu que prefere o vídeo, saiba que não é à toa. De fato, a maioria dos internautas clica nos resultados de vídeo para aprender algo rapidamente.

Isso acontece porque os vídeos reúnem, em um só lugar, elementos visuais, gráficos e sonoros. Com isso, é muito mais fácil explicar conceitos complexos ou mostrar os detalhes de um produto em um vídeo do que em um texto, por exemplo.

Além de facilitar a compreensão de informações, o vídeo ainda faz com que elas sejam mais retidas. As pessoas costumam se lembrar de apenas 10% das informações que escutam. Porém, recursos audiovisuais aumentam a retenção do conteúdo, chegando a 65% da informação três dias depois, segundo dados do Brain Rules.

Pense nisso quando quiser divulgar os lançamentos de seu negócio.

3. São mais responsivos

Outra razão para começar a investir em vídeo marketing é o fato desse tipo de conteúdo ser bastante responsivo. O usuário pode assistir a um vídeo em praticamente qualquer dispositivo com acesso à internet, como TVs, notebooks, tablets e smartphones.

Essa flexibilidade é muito importante hoje em dia, já que o celular se tornou o dispositivo mais usado para navegar na internet.

Isso significa que quem trabalha com produção de conteúdo precisa garantir que seus materiais sejam compatíveis com qualquer dispositivo e tamanho de tela. Afinal, se o usuário notar que seu conteúdo não é exibido corretamente no dispositivo que ele está usando, as chances dele abandonar sua marca são muito grandes.

E sabe quem sai ganhando essa corrida? Isso mesmo, os vídeos! Eles podem ser assistidos no smartphone, no tablet, no PC e até na TV.

4. Aumentam o engajamento do público

Por serem preferidos pelo público, mais fáceis de assistir e responsivos, já era de se imaginar que os vídeos seriam mais engajantes.

E de fato são! Quer uma prova? De acordo com a Forbesvisitantes gastam até 88% mais tempo em um site com vídeo.

Além disso, segundo a Social Bakerspostagens com vídeos apresentam alcance muito maior que outros formatos, como imagens e textos.

E quanto mais pessoas atingidas pelo seu conteúdo, mais comentários, curtidas e compartilhamentos você recebe, aumentado o número de interessados em seus produtos e serviços. E tudo isso reflete sobre as vendas!

5. Viralizam com mais facilidade

O sonho de todo empreendedor digital é ver sua marca na boca do povo e seus conteúdos viralizando na internet. E o vídeo marketing pode ajudar nesse processo.

Pare por um momento e tente recordar do último conteúdo viral que você recebeu de amigos ou familiares. Temos quase certeza de que esse conteúdo foi em vídeo, correto?

Isso acontece porque os conteúdos audiovisuais são mais engajantes e atraentes que um texto. Por causa disso, de acordo com a Simply Measuredvídeos geram 1200% mais compartilhamentos que todos os outros conteúdos juntos!

Ou seja, se você quer que os conteúdos de sua marca viralizem, então precisa começar a produzir vídeos.

6. Melhoram o SEO de seu blog/site

Provavelmente você já sabe o que é SEO (search engine optimization, ou otimização para mecanismos de busca) e quais os principais fatores de ranqueamento que o Google utiliza para classificar as páginas.

A maioria das técnicas de SEO consistem em otimizar textos e imagens. Porém, um aspecto que é pouco discutido, é que os vídeos têm grande influência na classificação e ranqueamento.

Isso acontece porque um fator analisado pela maioria das ferramentas de pesquisa é o engajamento que o conteúdo recebe. E como explicamos nos itens anteriores, os vídeos são muito mais engajantes. Além disso, já faz algum tempo que o Google passou a dar destaque para os vídeos entre os resultados de busca na plataforma.

E os dados não mentem. Segundo o estudo The State of Video Markeitng 201776% das empresas que apostam no vídeo marketing disseram que ele aumentou o tráfego orgânico de seus canais.

E o resto você já sabe: quanto mais bem posicionado seu conteúdo estiver, mais cliques ele recebe e, consequentemente, mais alcance, engajamento e conversão ele terá.

Ah, e existem também técnicas de otimização específicas para conteúdos em vídeo. Elas são chamadas de vídeo SEO e você confere mais sobre o assunto em nosso artigo completo clicando aqui.

7. Geram mais autoridade

Como já explicamos, as pessoas costumam assistir a vídeos para se informarem e aprenderem sobre alguma coisa. Nesse sentido, quando você produz conteúdos relevantes, automaticamente ganha autoridade em seu nicho.

Além de mostrar com mais facilidade como um produto ou serviço funciona, os vídeos online também podem ser utilizados para educar o mercado por meio de videoaulas e tutoriais, por exemplo.

Além disso, quando o material é produzido com capricho e atenção, gera na audiência a sensação de que a marca sabe o que está fazendo e tem capacidade técnica superior aos concorrentes.

8. Apresentam ótimo ROI

Na hora de escolher qual estratégia de marketing colocar em prática, muitos profissionais analisam seu ROI, ou seja, a capacidade dessa ação gerar resultados concretos, como leads e vendas.

Afinal, se uma estratégia exige grandes investimentos, mas não é capaz de trazer leads suficientes para a marca, talvez não valha a pena.

Nesse aspecto, o vídeo marketing sai na frente de outras estratégias de marketing.

Uma pesquisa realizada pelo Aberdeen Group apontou que as empresas que investem em vídeos geram 66% mais leads qualificados por ano e apresentam um aumento de 54% no brand awareness em relação às que não apostam nesse formato.

9. Ajudam a vender mais

De nada adiantaria o vídeo marketing gerar mais autoridade e engajamento ou atrair mais visitantes se não ajudasse a aumentar as vendas de seu negócio.

Como esse tipo de conteúdo é mais didático, gera mais empatia e engajamento, acaba sendo utilizado pelo público como um importante fator na hora de decidir por uma compra.

E faz todo sentido. Na hora de escolher por um produto ou serviço, um vídeo explicativo ou de demonstração consegue apresentar mais informações sobre a mercadoria de um jeito fácil de entender.

E o consumidor já sabe disso. Segundo a Forrester, três a cada cinco internautas assistem a vídeos quando estão interessados em um produto ou serviço. Além disso, 52% dos consumidores dizem que vídeos de produtos ajudam na decisão de compra.

Publicado em
Categorizado como matérias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *